Sinais que indicam baixa testosterona em homens

O cansaço e a perda de libido são relacionados a perda hormonal.

Postado em 18/01/2018.

Os diversos efeitos dos hormônios na personalidade das mulheres é algo muito conhecido, em especial durante as fases de TPM, mas no caso dos homens? Pois é, os homens também são afetados pela produção deste tipo de hormônio, a testosterona, esta que influencia de forma direta o comportamento e desempenho sexual além de algumas características físicas do mesmo.

Especialistas no assunto apontam que os níveis de testosterona do sangue do homem acabam naturalmente caindo com o passar da idade, em aproximadamente 1% ao ano, a partir dos anos de idade. Com isto é importante se incluir uma dosagem de testosterona nos seus exames de rotina a partir da idade, já que uma baixa dosagem no período é um sinal de alerta para problemas com deficiência hormonal no futuro. Os níveis mais adequados de hormônio masculino deverão variar entre 300 a 900 nanogramas por decilitro do sangue.

Alguns homens poderão sofrer com a redução de taxas desse hormônio mais cedo do que se espera, gerando diversas alterações e sintomas pelo corpo, onde é preciso uma reposição hormonal.

Veja alguns sinais que podem indicar a baixa quantidade de testosterona nos homens.

Sinais que indicam baixa testosterona em homens

O Baixo interesse sexual

Este é um sintoma muito específico, é possível até mesmo se perceber uma perda de potência sexual ou até mesmo disfunção erétil. Um sinal claro para este problema poderá ser a falta de ereções matinais, o que aponta que os homens com esta característica podem sofrer de infertilidade. Em contrapartida, baixos níveis de testosterona por si não são apenas a ração de ereções mais fracas, outros problemas, como por exemplo doenças de coração, entre outras situações podem estar associados ao problema.

As mudanças de humor

Conforme especialistas os baixos índices dos hormônios são relacionados ao aumento dos casos de depressão masculina da terceira idade. Entre eles a testosterona que age no sistema nervoso, onde uma mudança de sua produção afeta o bem estar e o humor dos homens. Os resultados surgem como um sentimento de tristeza que poderá evoluir para a doença.

O acúmulo de gordura corporal

Os homens não perdem apenas massa muscular quando a testosterona não está de acordo, mas ganham gordura abdominal. Tudo porque os músculos que perde se transformam rapidamente em gordura, e isto ocorre principalmente na cintura. Caso você não tenha uma construção muscular adequada, seu corpo deixa de utilizar alimentos que você ingeriu para esta finalidade, e transforma tudo em gordura.

O baixo crescimento de pelos

Em algumas áreas eles estão ligados diretamente á produção da testosterona, tanto em homens como em mulheres. A partir deste momento que o hormônio começa a ser produzido, por volta dos 12 anos de idade, que os pelos do rosto, e de outras regiões começam a crescer nos homens. Apesar disto não é a baixa testosterona responsável por queda de cabelo ou calvície, mas pode levar a um crescimento mais baixo dos pelos faciais, pubianos, de braços e pernas.