5 sintomas de quem tem ansiedade

Conheça os sintomas que merecem atenção para quem possui ansiesade. Conheça os 5 principais sintomas.

Postado em 03/10/2017.

Temos a ansiedade como uma reação que todas as pessoas experimentam através de algumas situações do dia a dia, esta situação é comum como por exemplo a expectativa para algumas datas importantes, as entrevistas de emprego, as vésperas de provas, exames de saúde, entre diversas outras situações. A partir disto, muitas pessoas vivenciam a reação de forma frequente e intensa, o que poderá inclusive ser considerado como algo patológico e comprometer a saúde emocional. Mas como saber quando a ansiedade normal ultrapassa limites e poderá ser apontada como um tipo de transtorno?

Confira alguns comportamentos principais que poderão estar relacionados de forma direta aos transtornos de ansiedade, e inclusive merecem uma boa atenção.

5 sintomas de quem tem ansiedade

Ver situações de perigo em tudo

As pessoas que possuem ansiedade em geral acabam superestimando o perigo em diversas situações que podem temer ou ainda evitar. Se o medo ou ansiedade são excessivos, ou até mesmo forma de proporção, este é um problema sério, que poderá inclusive talvez ser tratado.

Um exemplo simples disto é alguém que passa por um procedimento ou exame médico simples, e teme por doenças graves ou por ficar incapacitado após os exames. Em situações extremas, a pessoa chega até mesmo a pensar na possibilidade de morrer durante o procedimento.

Atacar a geladeira ou descontar a preocupação nos doces

Outra situação muito comum, é não faltarem casos onde as pessoas que encontram na comida uma interessante solução para resolver seus problemas emocionais. No menor sinal de preocupação, é possível recorrer ao brigadeiro, doces ou outro alimento calórico para aliviar este tipo de tensão. De forma geral, a mastigação em poucas quantidades do alimento, e o ingerir em grandes quantidades também pode ser considerada uma situação de ansiedade. O cuidado com esta atitude poderá trazer problemas sérios para a saúde, como por exemplo desencadear situações de compulsão alimentar.

Alterações do sono podem ser problemas de ansiedade

Se você estiver sentindo dificuldades para dormir, ou mesmo apresentar situações de insônia nas vésperas das reuniões importantes ou eventos é importante ter cuidado. Se não consegue se desligar do que fizeram ao longo do dia no trabalho, e ainda passam a noite toda processando tudo o que deverão fazer no dia seguinte. Muitas vezes, é possível se sonhar e despertar pensando em soluções possíveis para uma questão determinada. Esta é uma atitude que pode desencadear problemas sérios de ansiedade.

Sofrer situações de tensão muscular

Se você conta sempre com dores nas costas, nos ombros e na nuca. Os seus músculos do pescoço estão travados e a dor é tanta que mal dá tempo para virar de lado? Pois saiba que essa tensão muscular que é quase constante, normalmente acompanha diversos tipos de transtornos de ansiedade, e quanto maior for a preocupação e o desânimo, maior será a possibilidade de transferir todas as tensões existentes para a região cervical por exemplo.

Você tem medo de falar em público

Apenas em pensar na possibilidade de realizar uma apresentação para uma plateia, sinais de sudorese excessiva, as mãos geladas, taquicardia, bem como a falta de ar e a respiração ofegante deverão aparecer. Isso é um sinal comum de quem está passando por situações de ansiedade.

Para controlar estas situações, é interessante que se busque por ajuda médica, com sessões de psicoterapia, bem como praticar atividades físicas, praticar meditação, ouvir música além de manter uma alimentação saudável, todas estas atitudes poderão faze toda a diferença.

Todos passamos por situações de ansiedade, e mas se eles forem muito frequentes e muito intensos, talvez seja a hora de buscar ajuda de profissionais especialistas no assunto. Por isso procure um especialista e marque uma consulta se perceber que a situação está saindo de controle.