Saiba se você está grávida conhecendo os principais sintomas

Veja alguns sintomas que aparecem no início da gravidez, e os sintomas mais comuns.

Postado em 21/12/2017.

Sempre que a mulher engravida, acaba passando por diversas mudanças no seu corpo para adaptar o mesmo aos bebês que estão se desenvolvendo, e a partir disto, começam a surgir os primeiros sintomas da gravidez. Alguns sintomas são facilmente perceptíveis, como por exemplo o atraso de menstruação, outras por sua vez demoram um pouco mais para aparecer e nem sempre estão relacionados a gravidez, como por exemplo o aumento do fluxo de saliva.

Conheça alguns dos principais e mais relevantes sintomas que sugerem a gravidez e podem justificar sua consulta ao ginecologista:

Saiba se você está grávida conhecendo os principais sintomas

O atraso menstrual

O sintoma mais comum para se perceber que pode ocorrer durante o período de gravidez, deve aparecer em diversos momentos, mas não existe um sintoma mais certeiro do que o atraso de menstruação, este ocorre pois o sangue da menstruação nada mais é do que uma camada que o útero acaba produzindo para acomodar melhor o embrião, este que é eliminado quando a gestação não acontece. Caso a menstruação não desça, o mais provável é que o sangue esteja sendo utilizado para sua finalidade original.

Mulheres que contam com um ciclo menstrual de 28 dias, mostram que se a menstruação atrasar até dois dias do comum, já se pode suspeitar do problema. O maior problema é que muitas não possuem tanto controle da menstruação, e nesta situação a mulher desconfia depois de um certo tempo com o aparecimento de outros sintomas.

Os enjoos

Este é um sintoma comum do primeiro trimestre. Muitas das mulheres poderão começar a apresentar este problema no começo da segunda semana após a fecundação. É claro que o tempo de aparecimento, bem como a intensidade deverá variar de mulher para mulher, apesar de não ser raro e não o apresentar.

As mamas estão maiores e mais sensíveis

Este é um outro sintoma que está bastante acentuado, as mudanças nos seios. Isto acontece pois o processo de gestação faz com que as mulheres comecem a se desenvolver para que a mulher possa produzir o leite na amamentação, havendo assim um aumento de glândulas e vascularização. As mamas ficam entumecidas, mais turgidas e doloridas, e poderão chegar a aumentar de um até dois números o sutiã.

As aréolas ficam mais escuras

Devido a tantas atividades e mudanças nas mamas, acaba havendo o aumento da vascularização da região, isto inclusive acaba justificando a sensibilidade nos órgãos. As aréolas dos seios tendem a ficar mais escuras que o normal, e algumas mulheres com o tempo ficam com uma segunda aréola mais clara do que a original em volta.

É fundamental citar que sintomas de gravidez não são iguais para todas as mulheres. E tudo isto depende da sensibilidade de cada uma, com isto o momento onde cada sintoma aparece é algo muito variável. Existem mulheres que estão grávidas de alguns meses e podem não perceber, outras possuem enjoo já na semana seguinte da fecundação.