Saiba as principais causas das unhas fracas

Conheça os principais erros que você comece na hora de fazer as unhas que podem as deixar fracas e quebradiças.

Postado em 23/02/2018.

A situação de unhas fracas são uma queixa comum e frequente nos consultórios de dermagologistas e poderão inclusive ser o reflexo de várias condições de saúde. Inclusive é comum que as unhas quebradiças sejam causadas por falta de vitamina D e de ferro, ou mesmo que estiverem ligadas a situações de hipotireoidismo, é o que apontam os especialistas no assunto.

Na maioria das vezes, o enfraquecimento das unhas é gerado por maus hábitos, em especial na hora de fazer as mesmas. Confira os erros principais que se pode cometer na hora da manicure e que acabam deixando as unhas bastante fracas.

Saiba as principais causas das unhas fracas

Não higienizar corretamente os materiais de manicure

As unhas são bastante sensíveis e a utilização compartilhada dos alicates, espátulas de cutícula, entre outras coisas, poderá passar infecções e algumas doenças, entre elas a micose que poderá fazer até mais do que enfraquecer as suas unhas. É importante por este motivo ir a um sala onde eles costumem higienizar o material principalmente se utilizarem as câmaras esterilizadas.

A maior parte das pessoas que possuem medo deste tipo de contaminação preferem levar o seu kit de manicure para o salão, mas mesmo assim estes precisam ser higienizados. A utilização de sabonetes antissépticos ou álcool poderá fazer toda a diferença na assepsia dos materiais, isto sempre após a sua utilização.

Abuso de acetonas

A remoção dos esmaltes com acetona poderá ser algo muito danoso para a saúde das unhas e principalmente a saúde das cutículas. Temos na acetona um veículo alcoólico que acaba roubando  água das unhas e as suas estruturas, o que gera o enfraquecimento, isto torna as unhas fracas e principalmente quebradiças.

O interessante é limpar as unhas do esmalte antigo, e utilizar removedores de esmalte com base oleosa. É indicado ainda a utilização de cremes que possuam uréia, óleo de uva, ou mesmo ceramidas na sua composição para que desta forma possa hidratar as unhas e as cutículas diariamente.

Não reduzir o comprimento das unhas quando elas estiverem fracas

Se as suas unhas andam fracas, manter o comprimento maior não deverá ajudar muito neste sentido. A ponta das unhas é mais velha e frágil do que o restante, por este motivo, elas se quebram com uma grande facilidade. Outra particularidade é que as unhas mais compridas correm um maior risco de descolarem por conta do efeito alavanca.

Lixar a superfície das unhas

É um hábito que muitas manicures possuem de lixar a superfície das unhas, o que é algo bastante complicado, principalmente para quem possui as unhas fracas. Isto porque o processo acaba reduzindo a espessura das unhas, e as torna automaticamente mais propensas a quebrarem. Mesmo que você venha a passar uma base nas unhas, o que é um pouco mais seguro, elas ainda assim poderão prejudicar a sua saúde e principalmente a força das suas unhas, por isso evite fazer este procedimento.