Quais são os principais alimentos que devem ser consumidos por grávidas?

Veja algumas dicas para proporcionar uma alimentação saudável e adequada durante os nove meses, o que é fundamental tanto para a mamãe como para o bebê.

Postado em 29/12/2017.

Tudo o que você comer durante a gravidez conta com uma influência no desenvolvimento da saúde de seu filho. Conforme especialistas no assunto, uma dieta favorável para a gestante e ao bebê não inclui alguns alimentos, entre eles frituras, alimentos gordurosos, entre outros. A má alimentação para o bebê durante a gestação poderá refletir em diversas alterações de desenvolvimento, prematuridade, alto risco de mortalidade, os prejuízos de capacidade cognitiva, bem como doenças futuras, entre elas a obesidade e doenças cardiovasculares.

Para a mamãe, o ato de descuidar da dieta acaba favorecendo alguns problemas como a formação de tecidos maternos, deficiência de nutrientes, e além disto distúrbios da gravidez, como por exemplo a hipertensão arterial e a diabetes gestacional, os problemas que aumentam o risco de mortalidade, entre outros.

Quais são os principais alimentos que devem ser consumidos por grávidas?

Por este motivo, não vale a pena arriscar, e a melhor alternativa é procurar aproveitar o momento e começar de vez uma mudança de hábitos alimentares, estes que sempre deverão ser seguidos.

Veja o que cada componente responde na saúde da mamãe e do bebê:

As proteínas

As proteínas são grandes auxiliares para a formação e crescimento do feto, placenta bem como os tecidos maternos, este componente deve ser encontrado pela mamãe gestante principalmente em carnes magras, leite desnatado, além de ovos.

Os carboidratos

Esta é a mais importante e relevante fonte de energia que deve ser utilizada pela gestante. A gestante deverá encontrar este tipo de complemento através de cereais, massas, pães e tubérculos, todo provenientes de alimentos que podem ser encontrados em sua forma integral.

O Cálcio

Este é essencial também durante o período de lactação, a sua necessidade se encontra aumentada durante a gestação. O cálcio poderá ser encontrado em leite desnatado, bem como seus derivados, os vegetais verde escuros e cereais integrais.

O Ferro

O ferro auxilia no crescimento da placenta e no desenvolvimento do bebê. Este mineral poderá ser encontrado em carnes magras, bem como leguminosas e vegetais de coloração verde escuros.

O ácido fólico

Este é fundamental para a divisão das células, reduzindo assim os riscos de anomalias congênitas, como por exemplo a espinha bífica, encelalocele, entre outros problemas de saúde, bem como as doenças vasculares. O ácido fólico poderá ser encontrado em leguminosas, bem como vegetais verde escuros, frutas como a laranja, banana, melão, morangos, carnes e ovos.

Quando surgir desejos gordurosos o que devemos fazer?

As carnes assadas, refrigerantes, cafés e doces, muitos doces. Se você quiser evitar estes alimentos, é aí que a vontade de os comer aparece. Conforme especialistas, comer um pedaço de bolo ou um bife á parmegiana não irá estragar a sua alimentação, desde que estes sejam consumidos com cuidado e em pequenas quantidades. As gestantes precisam saber administrar, e por isso se você souber que irá comer um doce no final de semana, é importante evitar o comer durante toda a semana que anteceder.