Mitos e verdades sobre o colágeno

Confira alguns dos principais mitos e verdades sobre o colágeno no organismo.

Postado em 08/02/2018.

Temos o colágeno como uma proteína de absorção rápida, que existe em nosso organismo, e é responsável por formar fibras que ligam e sustentam os nossos tecidos. Ao passar dos anos, o colágeno é perdido, e não reposto de forma adequada, por este motivo, seu consumo hidrolisado poderá ser uma forma de retardar a deficiência deste componente, e a falta do mesmo no nosso organismo.

Mitos e verdades sobre o colágeno

O colágeno é um componente que engorda?

De forma alguma, o colágeno não engorda. Ele é um tipo de proteína e possui calorias, mas sozinho não deve engordar. A forma de o colágeno engordar é se você abusar da alimentação e ainda complementar a mesma com o colágeno. O interessante desta história é que o colágeno auxilia a tirar a fome e pode ser até que quem toma colágeno de forma frequente pode emagrecer.

Se consumir colágeno, a flacidez vai embora?

Não, de forma alguma, ele acaba com a flacidez que estiver pré existente no nosso organismo. Ele deverá ajudar a diminuir a mesma com o tempo você nota muita diferença na pele mas não o final do problema, e irá prevenir o agravamento da flacidez no organismo.

Possuo muitas estrias, se consumir colágeno, elas desaparecem?

Não, de forma alguma, o colágeno deverá ajudar sim a prevenir o aparecimento das estrias, mas não elimina as mesmas. A melhor coisa que deverá ser feita é procurar consultar um médico dermatologista para fazer um tratamento que seja dedicado e exclusivo para as suas estrias.

Ao consumir o colágeno, o cabelo crescerá mais rápido? E as unhas também?

Sim, por ser uma fonte de proteína, ele acaba ajudando no fortalecimento do cabelo e das unhas, podendo auxiliar os fios de cabelos e crescem de foram mais rápida e com mais força. A utilização do colágeno sozinho não faz milagre, e para isso você precisa contar com uma alimentação saudável, o que é rica em frutas, verduras e legumes, castanhas, azeites extra virgem, procurar ainda não fumar, beber e praticar atividades físicas.

Consumo bebida alcoólica, posso consumir também colágeno?

Sim, saiba que é possível até consumir o colágeno e bebida alcoólica, mas é fato que a bebida acaba desidratando o organismo, bem como os efeitos do colágeno poderão ser imperceptíveis se você for uma pessoa que abusa do álcool. Além disto outro grande mito é que o colágeno e a gelatina são a mesma coisa, não são, a gelatina possui colágeno, mas em quantidades menores do que o recomendado.

Vale a pena consumir o colágeno em cápsulas ou em pó?

As doses de consumo de colágeno que é necessária para se ter efeito deverão ser de no mínimo dez gramas por dia. Em sua maioria, as cápsulas não suprem a necessidade, ou você precisa consumir diversas ao mesmo tempo. Outra particularidade é que o colágeno hidrolisado em pó poderá ser a melhor alternativa, se você comprar um colágeno industrializado, vale a pena seguir a forma de utilizar escrita na embalagem. Procure não tomar cápsulas ou suplementos por conta própria, sempre que for possível consulte um nutricionista que irá lhe indicar a melhor alternativa.