Dicas simples para controlar a celulite

Este é um problema que afeta grande parte das mulheres no mundo e possui tratamento.

Postado em 02/02/2018.

As celulites servem como um termo utilizado para designar a aparência irregular do tecido gorduroso. De forma técnica ela é chamada de Paniculopatia, Fibroesclerótica ou Lipodistrofia Ginóide. Este tipo de alteração que se instala de forma progressiva para poder ser dividida em pelo menos quatro fases.

Dicas simples para controlar a celulite

O primeiro estágio das celulites

As celulites somente são visíveis quando realizarmos a preensão da área afetada.

O segundo estágio das celulites

As células de gorduras aumentam e então comprimem os vasos que as irrigam. A drenagem da área acaba ficando comprometida, e faz com que o líquido e as toxinas que devem ser eliminadas comecem a acumular. A partir disto, o aspecto de casca de laranja poderá ser percebido com a paciente quando ela estiver de pé.

O terceiro estágio das celulites

Isto se inicia com uma formação de traves fibrosas no entorno da gordura. Diversos tipos de ondulações já poderão ser percebidas, com isto a circulação deverá ficar ainda mais reduzida, a partir disto, é comum a sensação de peso e fadiga nas pernas inclusive.

Os exercícios que priorizam o tônus muscular, como por exemplo o pilates e a ioga são as melhores práticas para atenuar o aspecto das celulites.

O quarto estágio de celulites

A fibrose é algo acentuado, e a circulação local está bastante comprometida. Levando isto em conta, as ondulações poderão se apresentar um tanto endurecidas e a região poderá se apresentar um tanto dolorosa quanto a palpação inclusive.

O que fazer para lidar melhor com as celulites?

Existem algumas medidas que podem ser tomada, como por exemplo os exercícios aeróbicos e a drenagem linfática que auxiliam a drenar o tecido gorduroso, evitando desta forma a progressão das celulites. A utilização de calças apertadas e algumas medicações, entre elas a pílula anticoncepcional acabam por facilitar a retenção dos líquidos bem como agravar o quadro. A gravidez e o excesso de peso poderão também piorar a celulite, tornando assim a flacidez de pele algo mais evidente.

Exercícios também poderão ser uma ótima pedida

A prática de exercícios aeróbicos acaba por estimular a drenagem e inclusive auxiliar no controle de peso, bem como no combate da flacidez muscular. Se admite atualmente que os exercícios que priorizam o tônus muscular, como por exemplo o pilates e a ioga são as melhores alternativas para atenuar o aspecto das celulites.

O tratamento ideal deverá ter um foco em cada um dos fatores que participa da evolução das celulites. Cremes por exemplo, poderão ter uma ação coadjuvante, melhorando desta forma a hidratação e a flacidez do corpo, além de tudo isto, se utilizados durante a massagem, eles acabam estimulando a drenagem no corpo.

A prática de endermologia também serve como um item obrigatório no tratamento. A partir disto, a combinação da sucção com a massagem acaba por melhorar a irrigação, e a drenagem local. Isto da mesma forma que o laser poderá reduzir a camada de gordura, e aparecer devidamente associado á endermologia nos aparelhos como o Smooth Shapes, mas é claro que quanto mais complexa e moderna a tecnologia, mais caro será o tratamento aplicado.