Como controlar a celulite?

Um problema comum que afeta uma grande parte das mulheres no mundo tem tratamento e solução.

Postado em 26/01/2018.

O nome celulite é um termo utilizado para designar a aparência irregular do tecido gorduroso. A partir disto, tecnicamente é chamada de Paniculopatia Fibroesclerótica ou Lipodistrofia Ginóide. Este tipo de alteração que se instala de forma progressiva poderá ser dividido em algumas fases, entre elas podemos citar:

Como controlar a celulite?

O estágio 1

Apenas é visível quando realizamos pressão em toda a área afetada.

O estágio 2

A partir dele, as células gordurosas aumentadas acabam por comprimir os vasos que as irrigam. Com isto a drenagem da área acaba ficando comprometida, fazendo com que os líquidos e toxinas que deveriam ser eliminadas começam a se acumular. Neste estágio o aspecto em casca de laranja poderá ser percebido com a paciente estando em pé.

O estágio 3

A partir dele se inicia uma formação de traves fibrosas no entorno da gordura. A maior parte das ondulações poderão ser percebidas, com isto a circulação acaba por ficar ainda mais reduzida. É muito comum que ocorra a sensação de peso e de fadiga nas pernas.

Praticar exercícios que priorizam o tônus muscular, como por exemplo o pilates e a ioga são excelentes para atenuar os sintomas comuns das celulites.

O estágio 4

Aqui temos a chamada fibrose, esta que é acentuada e a circulação do local está bastante comprometida. Suas ondulações poderão se apresentar de forma endurecida e a região poderá se apresentar de forma dolorosa ao toque.

Que medidas podem ser tomadas contra as celulites?

Existem algumas medidas como por exemplo os exercícios aeróbicos e a drenagem linfática que auxiliam a drenagem do tecido gorduroso, evitando desta forma a progressão de celulites. Desta forma a utilização de calças apertadas e algumas medicações, entre elas inclusive o anticoncepcional acaba por facilitar a retenção dos líquidos e poderão inclusive agravar o quadro. A gravidez e o excesso de peso ainda podem piorar as celulites, tornando assim a flacidez da pele muito mais evidente.

Os exercícios praticados de forma aeróbica acabam estimulando a drenagem e ajudam no controle de peso, combatendo a flacidez dos músculos. Atualmente se admite que os exercícios que priorizam o tônus muscular, como por exemplo o pilates e a ioga são os melhores para atenuar os aspectos de celulites.

O tratamento ideal deverá ter um foco de cada fator que participa da evolução da celulite. Cremes por exemplo, auxiliam de forma coadjuvante, melhorando desta maneira a hidratação e a flacidez, além de tudo isto, se utilizados durante a massagem, eles poderão estimular a drenagem do corpo.

Ultrassom poderá ser indicado para melhoria da saúde

A técnica de ultrassom, utilizada em equipamentos como o Manthus e Heccus, conta com uma capacidade de provocar a implosão de células de gordura. Alguns dos aparelhos como o Ultra Shape, e o Ultra Cavity, se utilizam do ultrassom de alta intensidade, gerando assim uma destruição ainda maior das células.

A partir disto a endermologia também é um tipo de item obrigatório para o tratamento. A partir disto, a combinação de sucção com a massagem acaba por melhorar a irrigação e a drenagem local. De uma mesma forma, o laser poderá reduzir a camada de gordura, e aparecer associado á endermologia em aparelhos como por exemplo o Smooth Shapes. Além disto, a radiofrequência e os raios infravermelhos acabam por estimular a formação do colágeno e poderão ser devidamente combinados com a endermologia, como por exemplo no Vela Shape. Quanto mais complexa a tecnologia que for utilizada, maior será o peso no bolso pelo tratamento.