7 passos para acabar com o ressecamento nas mãos e pés

Uma boa hidratação e não caminhar de pés descalços são somente algumas das medidas que podem auxiliar você a ter pés bonitos diariamente.

Postado em 22/12/2017.

Quem possui os pés ressecados sabe como é constrangedor ou incômodo esta situação, por este motivo, estas pessoas estão sempre a procura do que possa ajudar realmente a melhorar este tipo de desconforto. Afinal de contas, o que faz com que fiquemos com os pés ressecados, existe algum tipo de tratamento que possa ser utilizado para evitar esta situação?

Especialistas no assunto apontam que assim como as mãos, os pés não possuem pelos, por este motivo falta a lubrificação natural da pele, o que deixa naturalmente os pés mais ressecados do que outras partes do corpo. Algumas questões genéticas podem ocorrer, bem como situações de doenças que podem fazer com que a pele seja mais ressecada de uma pessoa para a outra. Andar descalços por exemplo, faz com que normalmente os pés fiquem também mais grossos e mais ressecados.

7 passos para acabar com o ressecamento nas mãos e pés

Confira algumas dicas que podem fazer toda a diferença para que você não fique com os pés ressecados.

Faça uma hidratação nos pés diariamente

Uma boa hidratação diária deve ocorrer nos pés, assim como na pele do corpo. É interessante colocar um hidratante na mesa da cabeceira da cama para não esquecer, e assim você não terá riscos de escorregar também após utilizar o creme.

Uma hidratação com melhor resultado deve ser feita no período noturno, já que além do hidratante, ficar em contato por mais tempo com a área tratada, é possível reduzir os riscos de acidentes, já que os pés acabam ficando escorregadios depois da hidratação.

Os produtos preferencialmente deverão ser específicos para esta área, além disto, outra boa pedida são cremes a base de ureia, que são os mais recomendados para tratamentos neste sentido.

Utilize produtos específicos em pés que possuem fissuras

As peles descamativas podem ser tratadas conforme especialistas com ureia. Apesar disto, os pés com fissuras devem ser tratados também com outros produtos, a ureia em lesões de fissuras poderá gerar ardência nos pés. Para isto procure utilizar um bom creme cicatrizante, ou também um creme reparador, com dexpantenol entre outras possibilidades de produtos nas fissuras para que ocorra o seu fechamento.

Uma dica muito interessante, simples, e que pode fazer toda a diferença é após hidratas os pés antes de dormir, colocar uma meia de algodão e permanecer com ela durante a noite inteira. Ou ainda enrolar pés em plástico filme depois da aplicação.

Esfoliações leves também podem ajudar

Uma boa esfoliação é importante para que a hidratação seja mais efetiva e os pés possam ficar mais macios, a partir disto a frequência da esfoliação deverá ser semanal, e essa esfoliação porém não deve ser muito vigorosa para não gerar danos na pele.

A esfoliação deverá ser realizada uma vez ao mês, esfoliações intensas deverão ser evitadas, já que se interpreta como um tipo de agressão, e a pele ao ser agredida acaba reagindo se espessando. Esfoliação com açúcar e grãos de fubá misturados com um pouco de sabonete líquido no banho podem ser feitas, uma vez por mês de forma suave.