Óleo de coco: Confira os benefícios para o corpo deste termogênico

Seja para a dieta, para a pele, e até mesmo para os cabelos, este é um alimento que oferece uma série de benefícios para a saúde.

Postado em 06/03/2018.

São muitos os atrativos do óleo de coco para a nossa saúde, e não apenas quando consumimos o mesmo como um alimento, mas quando o utilizamos de forma direta em nossa pele. Conheça alguns dos principais benefícios deste alimento, conforme especialistas é interessante lembrar que o óleo de coco deverá ser extra virgem e prensado a frio, preferencialmente deverá ser orgânico. É fato que nada valerá a sua utilização se o mesmo não for aliado de uma alimentação saudável e a prática das atividades físicas. Saiba como o óleo de coco poderá melhorar a sua saúde.

Óleo de coco: Confira os benefícios para o corpo deste termogênico

Melhora a imunidade

Conforme especialistas no assunto, o óleo de coco serve como um alimento funcional formado de triglicerídeos de cadeia média, o que em contato com o estômago poderá se transformar na chamada monolaurina, esta que é uma poderosa ferramenta antibactericida, antifúngica e antiviral, ou seja, agindo de forma direta na imunidade. Outra particularidade é que ele é rico em vitaminas consideradas lipossolúveis, estas que controlam o colesterol, aumentando o HDL, ou seja a gordura boa, e reduzindo o colesterol LDL, a gordura ruim, por este motivo o óleo de coco conta com um efeito anti inflamatório e antitrombótico.

O óleo de coco combina com qualquer tipo de alimento

Por contar com um sabor mais neutro, o óleo de coco poderá ser acrescentado na preparação de muitos tipos de alimentos. Conforme a nutricionista, uma excelente alternativa é o utilizar para temperar as saladas e as verduras ou ainda refogar legumes, arroz bem como proteínas. Em sua forma crua, ele poderá ainda acompanhar as saladas de frutas, vitaminas, café, e diversos outros alimentos. O interessante é deixar a criatividade fluir, pois este é um óleo muito resistente ao calor, e por isso possibilita diversas alternativas de utilização.

Não existem contra indicações

Sempre que houver o interesse de introduzir o óleo de coco na alimentação, é interessante consultar um profissional para que ele possa auxiliar a forma do consumo e a quantidade necessária para o dia a dia. Em seu consumo não existem contraindicações, uma vez que este é um alimento saudável e muito rico em nutrientes.

O óleo de coco pode substituir os tradicionais óleos de cozinha

Este tipo de óleo é o mais indicado para cozinhar, já que por ser considerado como um triglicerídeo de cadeia meia, consegue diversas vezes atingir altas temperaturas sem que possa oxidar ou alterar propriedades nutricionais. Estando em contato com o calor, ele acaba não virando gordura trans, bem diferente dos óleos vegetais, como o óleo de soja, de milho e canola por exemplo.

O óleo de coco auxilia no emagrecimento

Por ser considerado como um triglicerídeo de cadeia média, ou seja, ele é facilmente absorvido e principalmente transformado em energia no fígado, não se acumulando em forma de gordura nos adipócitos. Outra particularidade é que o óleo de coco auxilia na aceleração do organismo, favorecendo desta forma a queima de gorduras e calorias.