Dicas para treinar sem prejudicar a saúde

A prática de exercícios indicados por blogueiras ou por aplicativos fitness deverão ser realizadas com todo o cuidado.

Postado em 16/10/2017.

Para uma boa camada da população, existem diversas razões para que não se movimente. Conforme o ministério do Esporte, pelo menos 46% da população utiliza a falta de dinheiro, bem como de tempo, ou de motivação como um bom argumento. E o que se pode fazer para diminuir estes números?

A partir disto, as redes sociais contam com este foco, diversos tipos de aplicativos, sites e blogs estão repletos de informações sobre atividades físicas que são veiculadas em vídeos e matérias, tudo para que possa movimentar de vez a vida dos sedentários, além de melhorar a aparência do próprio corpo, ou até mesmo para que tenha uma maior e melhor qualidade de vida e saúde. Mas é possível se exercitar á distância de forma correta? Sem a ajuda de um profissional? Esta é uma boa pergunta.

Para os marinheiros de primeira viagem, os cuidados deverão ser tomados de forma redobrada, para que a motivação não acabe se transformando em lesão por exemplo. Confira algumas dicas em seguida que podem fazer toda a diferença.

Dicas para treinar sem prejudicar a saúde

Procure entender o que faz e quem é o seu influenciador

Saiba que as redes sociais e aplicativos são os maiores motivadores para quem tem interesse em começar a praticar exercícios físicos, mas é interessante analisar sempre quem está empurrando você para este princípio.

São milhares os que falam de exercícios físicos por conta de um corpo sarado e forte, mas o conhecimento fisiológico de como o corpo funciona é mínimo. Os especialistas de internet e musas fitness são os campeões de fazer isto, e uma grande maioria não conta com formação na área de educação física para prescrever exercícios, mesmo que sejam para iniciantes.

Busque por uma orientação inicial

Uma grande exibição do corpo, ou ainda o faça isso ou aquilo é um grande hábito. A correção quando o movimento é executado, além do nível de exercício e quem poderá de fato fazer é algo que está muito em falta no mercado. Por este motivo, poderá não ser tão benéfico como a imagem que é prometida, levando isto em conta, dar atenção para quem você está seguindo é algo básico e fácil de fazer.

Procure sempre buscar por informações, saiba se a pessoa é habilitada na área e possui experiência, do contrário, procure fugir o quanto antes. São os bons profissionais na área de educação física que mesmo a distância poderão o ajudar, já que sabem os tipos de exercícios cabíveis que podem ser realizados por seu corpo, e fornecem as instruções corretas, além de apontar tudo o que poderá ou não ser evitado durante os movimentos.

Pense sempre no quanto que você conhece seu corpo

O interessante é apenas começar um treinamento como esse quando já se possui uma certa consciência do corpo. Do contrário, esta prática poderá ser mais prejudicial do que benéfica para seu organismo devido aos altos riscos de lesões como por exemplo as fraturas, estiramentos musculares, fortes dores musculares pós exercício, e mesmo o desenvolvimento de artroses ou hérnias com a prática incorreta, sem levar em conta problemas cardíacos. Esta situação não ser somente para aplicativos, mas para copiar exercícios físicos de musas fitness, já que o corpo e organismo delas toleram alguns exercícios, mas você poderá não tolerar.

O corpo precisa estar devidamente alinhado e coordenado para receber movimentos, e claro que é a prática de treinos, e suas vivências que poderão desenvolver este tipo de capacidade, para que isto possa acontecer de forma plena e correta é fundamental você respeitar por completo seus limites.