Dicas para treinar com cordas

Saiba como fazer exercícios físicos utilizando este item que qualquer um pode ter em casa.

Postado em 05/12/2017.

A corda é um item simples, barato, e que pode se tornar um grande aliado entre as pessoas que desejam treinar sem gastar uma grande quantidade de dinheiro. O ato de pular corda costuma ser visto como uma brincadeira entre as crianças, mas neste momento muitas ainda não imaginam dos benefícios que aquela atividade física pode trazer.

Os especialistas em educação física recomendam a corda, salientando que essa é uma excelente forma de perder calorias. De acordo com um levantamento médio feito em relação as atividades físicas que são feitas pelas pessoas, apenas 15 minutos pulando corsa pode acabar tendo um gasto médio de calorias maior do que outras atividades, como natação lutas.

Dicas para treinar com cordas

Quando as pessoas estão pulando corda elas colocam uma grande quantidade de músculos para trabalhar ao mesmo tempo, dentre os mais requisitados são aqueles que estão ao redor da região dos glúteos e também a musculatura das pernas. Além disso, pular corda acaba tendo um impacto positivo no condicionamento físico.

Mas antes de sair pulando cordas como se não houvesse amanhã, é sempre importante lembrar que o alto gasto de calorias está diretamente relacionado com o grande impacto que essa atividade acaba tendo. Portanto, é fundamental que as pessoas consigam se preparar para enfrentar uma rotina de atividades cansativa e que vai exigir bastante do corpo.

Confira algumas dicas para começar a pular cordas:

Escolhendo a corda

Antes de começar a pular é fundamental que as pessoas consigam escolher a corda ideal para a sua prática. Apesar de parecer que trata-se apenas de uma grande corda, elas existem de diferentes formas e tamanhos. Existe um truque que ajuda a saber se a corda está devidamente ajustada para a pessoa: segure a corda com as mãos, pise no centro dela com os pés unidos, estique até que o cabo em que você apoia as mãos esteja na altura do peito, próximo às axilas. Se a corda se encaixar neste padrão, o seu tamanho está considerado como adequado.

Roupas para pular corda

Como trata-se de um exercício de alto impacto para as pernas, uma vez que as pessoas ficam pulando durante todo o tempo da prática, é fundamental que a pessoa consista em ter um tênis de qualidade para pular corda. Existe uma série de modelos de tênis que podem ser encontradas no mercado e que são feitos especificamente para esportes de pulo.

Não esqueça do aquecimento

É sempre importante lembrar que, por mais pular corda possa parecer um exercício simples, ele vai exigir que a pessoa esteja com os músculos das pernas bem aquecidos, caso contrário o risco da pessoa sofrer algum tipo de lesão logo nos primeiros dias é enorme. A dica é começar a prática com pequenos pulinhos, sem a corda, por cerca de um ou dois minutos.

Como começar

Para começar a pular corda de uma forma segura e confortável, a dica é alternar um minuto pulando com um minuto parado. Essa atividade, no começo, pode durar cerca de 12 minutos, incluindo o período de descanso.