Depois dos 40 anos: Dicas para adaptar o treino

Saiba o que deve mudar na sua rotina física depois de chegar aos 40 anos de idade.

Postado em 05/12/2017.

Não adianta escapar: o tempo é implacável com todo mundo. Mas a forma como o seu corpo reage com a chegada dos anos muda consideravelmente de pessoa para pessoa. É claro que existem uma série de questões genéticas que influenciam bastante, mas as escolhas que as pessoas fazem em relação ao seu estilo de vida também.

A importância de se fazer exercícios físicos ao longo da vida já está mais do que difundida. Todo mundo sabe que colocar o corpo para se mexer é de fundamental importância. Mas é fundamental que as pessoas façam isso tomando cuidado especialmente em relação as limitações que o próprio corpo impõe.

A chega aos 40 anos para as mulheres costuma ser visto como um marco em diversos sentidos, tanto do ponto de vista físico quanto também do ponto de vista psicológico. E a rotina de atividades físicas para elas que chegam nessa idade devem acompanhar as mudanças pelas quais o corpo passa.

Depois dos 40 anos: Dicas para adaptar o treino

Confira algumas dicas interessantes que devem ser aplicadas nos exercícios físicos para elas que passam dos 40 anos de idade.

Flexibilidade deve ser prioridade

Uma das prioridades físicas para as mulheres que chegam aos 40 anos e vida é o trabalho em relação a flexibilidade. Conforme o tempo passa, os tendões e os músculos tendem a se tornar mais apertados. E isso faz com que as pessoas que passam de uma certa idade acabem tendo um risco muito maior de enfrentar lesões durante os exercícios.

Por isso, mais do que nunca os exercícios de alongamento são recomendados para todas as partes do corpo delas. Além disso, é importante que elas façam juntamente com as atividades físicas algum tipo de massagem ou outra técnica que ajude nos processos de relaxamento dos músculos.

Cuidados com a massa muscular

Muitas mulheres costumam investir mais tempo em exercícios aeróbicos quando estão na academia do que naqueles que ajudam no crescimento dos músculos, sendo que estes geralmente são feitos mais pelos homens. Mas depois dos 40 anos de idade as mulheres começam a perder uma boa parte dessa massa muscular.

De acordo com uma pesquisa feita, entre os 25 e 50 anos de vida de uma mulher a perda de massa muscular pode chegar a 10% caso nada seja feito para evitar isso. Por isso, é importante que as mulheres passem a olhar com mais carinho para os pesos e apostem em atividades de musculação na sua rotina de treinos.

Insira atividades na sua rotina

Uma série de estudos mostram que as mulheres, quando chegam aos 40 anos de idade, são mais ocupadas do que os homens. Afinal de contas, a sociedade ainda acaba exigindo que elas cuidem das famílias, mesmo aquelas que estão focadas na carreira. E isso faz com  que ela tenha pouco tempo de sobra.

Por isso, a dica para elas que chegam aos 40 anos de vida é tentar inserir ao máximo as atividades físicas na sua rotina do dia a dia. Seja tentando caminhar um pouco mais, fazer atividades físicas em casa mesmo, nas horas vagas ou apostar na ginástica laboral da empresa.