Como fazer alongamentos em casa

Confira alguns dos melhores momentos para fazer alongamentos e a importância de realizar esta prática.

Postado em 16/11/2017.

Ao realizar a prática de atividades físicas, é interessante que sempre se ouça falar sobre a necessidade de alongar antes da realização dos exercícios de maior impacto. Mas você sabe o real motivo e a importância deste tipo de preliminar?

Como fazer alongamentos em casa

Porque é tão interessante fazer alongamento?

A prática de alongamento ocorre pelo estiramento dos tecidos do corpo, afastando desta forma o músculo de um ponto ao outro, isto com o objetivo de dar uma maior agilidade e aumentar a amplitude do movimento dos músculos e de sua elasticidade. Tudo ocorre pois fisiologicamente o alongamento está baseado em um efeito neurofisiológico que envolve o reflexo do estiramento. Seu efeito final é o relaxamento completo do músculo, e a melhora de flexibilidade do mesmo.

A importância do alongamento porém ainda é bastante discutida já que as evidências científicas são muito controvérsias com relação aos benefícios de prevenção e recuperação do músculo, existem indícios de que ocorram efeitos em um curto prazo.

Quando deve-se fazer um alongamento?

É importante frisar que antes ou depois da atividade física é necessário fazer um alongamento. Como ocorre, com muitos pontos em relação ao alongamento, as respostas ficam ainda em cima do muro, o que bem sabemos é que diversos estudos apontam que existe uma boa redução de capacidade de força isométrica, de músculo logo após a realização de um alongamento intenso. Este alongamento ocorre a partir de uma menor eficiência e reduz assim o desempenho na prática de esportes, em especial em corridas.

Os alongamentos severos por sua vez, ou de alta intensidade, que antecedem a prática esportiva, não mostram benefícios como uma forma de aquecimento. Logo após a prática de atividades físicas, o alongamento deverá provocar um pequeno benefício nas dores musculares, bem como na recuperação das mesmas. A recuperação pós atividade deverá ser feita de forma gradual, com outras intervenções que podem ocorrer de forma ativa ou passiva.

Nas atividades físicas, os alongamentos leves poderão sim trazer um benefício leve e maior conforto para os músculos.

Os benefícios do alongamento

Em um resumo, os benefícios do alongamento nos indivíduos que não apresentam patologias, entre elas as patologias neurológicas por exemplo, servem como a melhora de mobilidade em um longo prazo conforme um programa de exercícios, e os relaxamentos musculares momentâneos.

O alongamento é indicado para as pessoas que apresentam um encurtamento muscular, bem como a falta de flexibilidade. A prática poderá auxiliar no relaxamento dos músculos, e automaticamente os treinar para aumentar a sua capacidade de estiramento por exemplo.

Para quem é contraindicado o alongamento?

Os alongamentos são contraindicados para pessoas que contam com alguma condição dolorosa, entre elas podemos citar a dor ciática, em muitos casos, o alongamento de músculos posteriores das pernas poderá agravar inclusive a situação.

Nesta situação, das condições específicas, é sugerido um diagnóstico e a orientação profissional para cada situação em específico.

Qual a melhor sequência de alongamento para fazer em casa?

Existem alguns alongamentos básicos que podem ser interessantes de realizar diariamente, entre eles podemos citar:Segure a cabeça com uma das mãos e levemente puxe a mesma levando uma orelha em direção ao seu ombro.

Além disto, de pé com um joelho dobrado, procure segurar o pé com uma das mãos, e tente flexionar um pouco mais o joelho esticado.

Deitado com a barriga para cima, procure manter as pernas esticadas, traga um joelho de cada vez em direção ao peito, enquanto que a outra perna se mantém esticada.Além disto, ainda de pé, é possível se fazer um alongamento de batata da perna, apoiando a ponta dos pés, em um degrau e deixando assim o calcanhar se mover para baixo.

As repetições deverão ser feitas por cada 30 segundos.