Coluna: Exercícios para alongar em casa

Saiba como evitar ou diminuir as torturosas dores nas costas com dicas e exercícios simples.

Postado em 01/12/2017.

Dores nas costas estão entre as mais comuns entre pessoas de diferentes idades. É claro que aquelas que superam uma determinada faixa etária costumam sofrer mais com estas dores, mas cada vez mais jovens também começam a se queixar de dores que incomodam profundamente.

Existem diversos fatores que influenciam diretamente nas costas e causam dores. Ficar o dia inteiro sentado diante de um computador, por exemplo, costuma ser um dos principais motivos para as dores nas costas entre os mais jovens. O sobrepeso também pode acabar se tornando decisivo nas dores que podem surgir nas mais variadas regiões das costas.

Médicos e especialistas concordam: dores nas costas, quando ficam severas a ponto de atrapalhar a rotina e também o cotidiano da pessoa em questão, devem ser diagnosticadas se tratadas por um profissional. Mas existem casos que podem ser resolvidos em casa, apenas com algumas mudanças e rotinas.

Coluna: Exercícios para alongar em casa

O alongamento costuma ser um método bastante eficiente para conseguir preparar a coluna para o impacto que o corpo sofre no dia a dia. Confira algumas formas de alongar a coluna em casa:

Alongamentos para dorsal

- Um dos exercícios que podem ser feitos no dia a dia e que ajudam a deixar a parte dorsal da coluna mais reta e preparada para o dia a dia pode ser feito sem qualquer tipo de aparelho. Basta sentir no chão, abrir bem as penas e tentar alcançar o pé direito com sua mão direita. A ideia é fazer com que a coluna seja deslocada para este lado, mas sem forçar. Fique nessa posição por cerca de 40 segundos e repetida a operação.

- Outra forma de alongar a coluna é recomendado para as pessoas que conseguem ter um pouco mais de mobilidade para fazer exercícios. Basta ficar parado de pé com o corpo completamente alinhado e tentar abaixar o corpo para alcançar as mãos no chão, deixando o quadril apontado para o alto. Fique nesta posição por cerca de 40 segundos.

Alongamentos para lombar

- O alongamento na lombar costuma ser muito interessante especialmente para as pessoas que acabam tendo dores na parte mais inferior das costas. Um exercício interessante é se ajoelhar no chão e inclinar o tronco do corpo para frente. Depois, basta esticar os braços o máximo que conseguir. Mantenha essa posição por 40 segundos e depois retorne devagar.

- Outro exercício, que pode ser feito inclusive na sequencia do anterior, ajuda a resolver aquelas dores nas costas que surgem quando as pessoas estão sentadas durante muito tempo. Basta deixar no chão de barriga para cima, deixando as costas bem retas. Depois, puxe uma das pernas para perto do tronco. Este movimento deve ser feito com cuidado para não causar qualquer tipo de lesão. Mantenha a posição, segurando a perna perto do tronco, por 40 segundos. Depois, retorne para a posição inicial devagar e repita a operação com a outra perna.