Benefícios do crossfit para o corpo

Veja alguns dos principais benefícios para praticar CrossFit, esta modalidade que cada vez mais vem ganhando adeptos.

Postado em 01/01/2018.

O CrossFit é uma modalidade de treino que acaba misturando ginástica olímpica, atletismo, além de disciplina militar entre outras coisas, e conta cada vez mais com um grande sucesso nas academias de todo o Brasil.

Este é um treino que ocorre de alta intensidade trabalhando a resistência dos músculos, flexibilidade e principalmente coordenação motora, promovendo desta forma os resultados rápidos, além de oferecer um interessante gasto de calorias.

Conforme especialistas, o CrossFit acaba melhorando o condicionamento físico, aumentando desta forma a capacidade de trabalho, e ajudando na prevenção de doenças coronarianas, além de aumentar a funcionalidade diária. Estes exercícios acabam por melhorar o condicionamento físico, e aumentam a força e ajudam ainda na redução do percentual de gordura.

Benefícios do crossfit para o corpo

Não compare CrossFit com Musculação

Estas são modalidades muito diferentes, na prática de musculação, a periodização do treino e o objetivo ocorre de forma individual. Agora, no crossfit, como a maior parte dos treinos são coletivos, caberá ao profissional a avaliação de necessidade do aluno naquele momento determinado, tanto em carga como execução dos exercícios podendo ou não adaptar o mesmo conforme as suas limitações. Outra particularidade é que o CrossFit apresenta características de aulas que ocorrem de forma mais dinâmica, variada, e com intensidades leves a elevadas.

Cuidados ao praticar Crossfit

A prática de CrossFit requer de quem o pratica tomar alguns cuidados. Para isto não comece um treino que seja de alta intensidade sem que tenha a supervisão de médicos, e orientações de um profissional, esta situação poderá lhe gerar lesões sérias. Outro ponto importante é que a modalidade não é indicada para todas as pessoas, sem os devidos cuidados, as pessoas sedentárias e que estão acima do peso correm riscos de sofrer lesões sérias por conta do treino de alta capacidade e intensidade.

O que preciso fazer para saber se posso praticar Crossfit?

Antes de começar a praticar esta modalidade, é interessante realizar uma consulta com médicos especialistas. Além disto, uma avaliação física e um check up completos devem ser realizados para evitar possíveis riscos de problemas graves de saúde devido a pesada rotina de exercícios.

A prática de treinos de alta intensidade são recomendados para quem já pratica atividades físicas,  e possui um condicionamento físico para praticar estes exercícios. As pessoas sedentárias ou que estiverem com sobrepeso, o interessante é que se comece com atividades de menor impacto para evoluir de forma saudável o seu condicionamento físico.

Alunos iniciantes precisam passar por aulas fundamentais para posteriormente entrar na aula da turma. Vale lembrar que primeiramente é necessário trabalhar a execução correta dos exercícios. Sempre que o aluno conseguir manter uma consistência nos exercícios, aí sim deve-se aumentar a intensidade, que envolve a técnica, a consistência e a intensidade.

Alguns benefícios da prática

Ao praticar crossfit é possível desenvolver todas as valências físicas, de forma ampla e bastante geral, além de promover um aumento de força e resistência dos músculos, tanto de forma dinâmica como na forma isométrica.

Além disto é possível melhorar o sistema cardiorrespiratório, bem como a coordenação motora, a agilidade, equilíbrio e precisão deverão ser levados em conta, e devem melhorar com esta prática.