Benefícios da zumba para o corpo

Pesquisadores apontam que o impacto positivo que vem desta dança poderá durar pelo menos dois meses.

Postado em 16/10/2017.

Se você quer muito emagrecer mas não gosta de praticar exercícios de musculação, saiba que esta prática não é a única que permite que você conquiste um corpo perfeito. Uma ótima alternativa de exercícios é a zumba, esta prática acaba misturando movimentos aeróbicos conhecidos de quem faz atividades físicas junto de ritmos e coreografias latinas, entre estas coreografias podemos citar a sala e o merengue.

O que os estudos falam sobre a Zumba?

Benefícios da zumba para o corpo

Recentes estudos realizados por investigadores da Universidade de Granada, na Espanha, apontam que ir a três aulas de zumba por semana, poderá oferecer para você muito mais disposição e aumentar de forma substancial a sua qualidade de vida. Esta situação positiva poderá se prolongar por dois meses.

Para uma análise realizada na pesquisa publicada pela "Health Education Journal", os pesquisadores selecionaram ao menos 60 pessoas sedentárias que tiveram de participar de um curso de cinco semanas de zumba, e eles então praticaram uma hora de aula três vezes por semana.

O objetivo do estudo era determinar o impacto da rotina da dança na qualidade de vida ao longo do tempo. Este é um conceito bastante amplo que foi dividido em estado social, bem como emocional, físico, de dor corporal, funcionamento físico, de saúde mental e saúde geral de todos os participantes.

Os resultados apontaram que a zumba melhora a qualidade de vida dos participantes como um todo, além de melhorar o aspecto emocional.

Um dos grandes benefícios está no gasto calórico

Conforme especialistas no assunto, o grande atrativo deste tipo de exercício está em perder entre 600 a 1000 calorias em apenas uma hora de aula, tudo isto sem mesmo perceber o que está fazendo.

Outra situação interessante é que nesta prática, ocorre o substancial aumento de metabolismo, a aula acaba por misturar a dança com ginástica, alternando os movimentos aeróbicos além de movimentos localizados, como uma consequência, é possível aumentar o metabolismo e os gastos calóricos como um todo.

 A prática de Zumba facilita de forma substancial a eliminação de toxinas e a utilização de diversos músculos ao mesmo tempo

Esta é uma atividade que auxilia de forma mais rápida possível a função de eliminar as toxinas bem como a retenção dos líquidos do organismo, conforme destacam especialistas no assunto. Outro ponto importante é que a prática costuma trabalhar todos os músculos do corpo. Em contrapartida, os músculos inferiores são os mais recrutados, entre eles o quadríceps, glúteo, posterior de coxa e panturrilha. Além disto, existe um recrutamento da chamada musculatura do core, o que envolve os músculos da região abdominal, os glúteos e as costas.

A Zumba é excelente para o coração e para gerar um astral positivo

As aulas práticas de zumba oferecem uma série de benefícios para o coração. Esta atividade acaba por provocar uma melhoria significativa no sistema cardiovascular através do aumento de batidas no coração, e devido ao maior volume de sangue que o coração acaba levando ao corpo e também aos músculos. Outra informação interessante é que as músicas das aulas são 70% em ritmos latinos, estes ritmos são extremamente contagiantes, e além de melhorar o astral acabam aliviando de forma significativa o estresse.

A interação também é um fator primordial da Zumba

A Zumba é uma modalidade individual, que conta com coreografias orientadas por professores, mas durante as aulas é possível trabalhar na criação de círculos, colunas, linhas, e dividindo assim as salas em duas partes, um grupo de frente para o outro, gerando assim uma interação interessante entre os alunos. Este tipo de alteração de formato de aula gera um clima de amizade e parceria entre os participantes.