Atividades físicas para quem fica sentado o dia todo

Os exercícios combatem dores e auxiliam a manter a postura adequada ao longo do dia.

Postado em 16/04/2018.

O ato de trabalhar sentado o dia todo na frente do computador é uma cena cada vez mais comum dos escritórios atualmente. Com isto o fato de ficarmos sentados por muito tempo podem gerar ou facilitar a ocorrência de vários problemas, entre eles as doenças cardiovasculares, a obesidade, a depressão, morte precoce e problemas de coluna ou outras articulações.

Para que se possa reverter os efeitos do sedentarismo diário, é fundamental que se mantenha um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas. Além disto, existem outros exercícios que podem auxiliar e amenizar efeitos de trabalhar sentado todos os dias. A postura por exemplo, é algo que sabemos bem da importância, mas pouco fazemos para prevenir ou mesmo fortalecer os músculos envolvidos.

Atividades físicas para quem fica sentado o dia todo

Mesmo sem você perceber, a postura vai mudando e gerando danos em toda a estrutura posterior do corpo. Com isto, trabalhar sentado acaba criando uma série de vícios involuntários que pouco a pouco descompensam toda a musculatura posterior, e geram lordose cervical, e encurtamento por falta de alongamento, rotação interna de ombros e ainda dores de coluna no passar do dia.

Para que se evite este problema, é recomendado que se adote uma rotina de alongamentos para o corpo inteiro, entre uma ou duas vezes por semana, juntamente com um fortalecimento da musculação. Vale a pena incluir os exercícios que ofereçam respostas para o desequilíbrio muscular, sempre com o auxílio de um profissional.

Remada máquina

Para fazer o exercício é bastante simples, procure se posicionar segurando o puxador na altura dos ombros. A partir disto, com o tronco apoiado no equipamento, procure puxar a barra em direção ao peito e retorne depois a posição inicial. Procure fazer um intervalo de um minuto e repita os exercícios realizados.

O Pulley frente aberto

Com pés apoiados no chão, procure se certificar de segurar a barra de forma equilibrada. Procure puxar bem a barra até a frente do queixo e após isto deixe a barra subir novamente, controlando desta forma o movimento.

A remada baixa triângulo

Procure se posicionar no aparelho apoiando os pés. Além disto, se utilize de um triângulo para este exercício. Com joelhos levemente flexionados, procure puxar o triângulo levando os cotovelos para trás, e então retorne a posição inicial.

Alongamentos para fazer enquanto está sentado

Primeiramente procure esticar as pernas á frente de seu corpo, e se alongue tentando pegar as pontas dos pés com as mãos.

Logo em seguida, procure girar a cintura o máximo que puder para a esquerda, e segure por pelo menos cinco minutos. Logo em seguida, procure repetir o movimento girando para a direita, procure tentar repetir o movimento ao menos cinco vezes de cada lado.

Faça alongamentos com os braços com a parte posterior, entrelaçando assim as mãos na parte do encostamento da cadeira.

Além disto, procure girar os tornozelos em ambas direções, direita e esquerda por pelo menos cinco segundos. Tente fazer cinco séries de oito repetições para cada direção.