Saiba como usar o micro-ondas de forma mais saudável

Confira alguns cuidados simples que podem fazer toda a diferença na hora de utilizar o aparelho de micro ondas.

Postado em 06/06/2018.

Teoricamente, a melhor alternativa para cozinhar e aquecer os alimentos seria no fogão. A partir disto, a prática não é bem assim que funciona, e nos momentos de fome, é possível se utilizar o micro ondas para esquentar e em alguns casos até mesmo preparar os alimentos.

Por mais prático que seja a utilização do micro ondas, é possível que ele traga alguns riscos quando falamos de segurança, e ainda de diminuir a qualidade de nutrição dos alimentos. Através do micro ondas não temos o controle da temperatura que temos no fogão, caso o alimento muito gorduroso, seja esquentado no micro-ondas, ele corre o risco de ficar muito quente e explodir lá dentro.

Estas situações apontadas acima não significam que é para pararmos de utilizar o micro ondas. Mas é interessante sim saber que existem algumas formas de o utilizar de maneira segura e com um menor índice de perda nutricional possível.

Saiba como usar o micro-ondas de forma mais saudável

Procure prestar atenção sempre ao recipiente que vai no micro-ondas

Muitos materiais não podem ir ao micro ondas, já que poderão aquecer muito e até mesmo danificar o aparelho. Esta é a primeira recomendação, visualizar o tipo de recipiente que você estará colocando no aparelho.

Os plásticos, com exceção dos que são apropriados não podem ir ao micro-ondas. Porque eles possuem bisfenol na sua composição, e assim que aquecidos, poderão soltar os compostos tóxicos no organismo.

O papel alumínio também poderá pegar fogo, assim como o papel toalha e guardanapos. Embalagens de delivery podem ter este problema, isopor jamais deverá ser utilizado.

A melhor alternativa nesta situação é a utilização dos recipientes em vidro ou porcelana, desde que não contem com detalhes metálicos. Caso o alimento seja industrializado, procure visualizar no rótulo se ele poderá ser colocado ao micro ondas.

Procure colocar os alimentos nos recipientes com água

Existem alguns alimentos como por exemplo os legumes e verduras que poderão ficar desidratados se colocados de forma direta no micro ondas. Uma forma de evitar que percam seu potencial nutricional é colocar um pouco de água neste recipiente antes de o levar ao micro ondas. Outra informação importante é procurar cortar antes os alimentos, já que assim é possível se conservar as suas propriedades nutricionais.

Coloque o suco de limão

Caso você faça por exemplo uma carne no micro ondas, é interessante acrescentar um pouco de suco de limão, este que auxilia a conservar os nutrientes do alimento. Tudo porque o suco de limão é rico em ácido ascórbico, e acaba formando um escudo protetor no entorno do alimenot.

O azeite de oliva também é uma alternativa

Caso você queira fazer um prato refogado no micro ondas, como por exemplo uma abobrinha ou mesmo um shimeji, a alternativa mais interessante é untar um recipiente de vidro com azeite, e colocar os pedaços por cima, tampando parcialmente. O azeite auxilia na proteção do alimento, e ele não perderá muita água.