Os alimentos que são ricos em carboidratos

Nem em excesso e nem em pouca quantidade, os carboidratos são fundamentais para o funcionamento do organismo, e devem ser consumidos diariamente.

Postado em 03/09/2018.

Qualquer pessoa que pense que os carboidratos são verdadeiros vilões de dietas, é interessante repensar esta situação. Para os que quiserem uma vida saudável, o rejeitar poderá ser um verdadeiro tiro no pé. E é justamente a ingestão do alimento com carboidrato que poderá oferecer a você a chance do bom emagrecimento, ou seja, aquele emagrecimento onde a perda de peso significa a perda de gordura.

O que é a gordura?

A gordura é nosso estoque de energia. Caso você não consuma carboidratos, o que também é um tipo de fonte de energia, seu corpo deverá segurar a gordura, para um momento de emergência e a partir disto você irá perder músculos. A situação está em que carboidrato você deverá comer.

Para os especialistas, o consumo em excesso de carboidratos é considerado como o mal nutricional do século. Tudo isto porque o carboidrato aumenta os índices de obesidade no mundo inteiro, e ainda possui uma relação direta com o diabetes, afinal de contas, todo o carboidrato é uma fonte de açúcar. Tenha cuidado na hora de seu consumo e maneire sempre nas quantidades.

Além de quantidades de alimentos com carboidratos, é importante você prestar a atenção na qualidade dos alimentos, existem alimentos com carboidratos simples, e alimentos com carboidratos complexos. Os alimentos que possuem carboidratos simples, ou refinados, são os comuns como por exemplo o pão francês, o arroz branco, entre outros alimentos, que possuem um alto índice glicêmico.

Carboidratos Complexos

Os alimentos com carboidratos complexos, como por exemplo os alimentos considerados integrais possuem um baixo índice glicêmico, gerando assim menos insulina no sangue sendo absorvidos lentamente, auxiliando a prevenção do diabetes e consequentemente o acúmulo de gordura.

O que diferencia bastante não tem a ver com a quantidade de calorias, que são muito parecidas, mas os carboidratos complexos são recomendados, a não ser nas situações de grande esforço físico que é preciso de um pico de energia imediato. A falta do nutriente acaba gerando fadiga, cansaço além de perda de cognição, a questão está em qual tipo de carboidrato deve ser consumido. Procure sempre que possível consumir um carboidrato mias integral, que fará um maior bem para a saúde.

Alimentos com carboidratos que devem ser consumidos SEMPRE

Os alimentos que são ricos em carboidratos

Os pães

Os pães estão bastante presentes em nossa alimentação, todos os dias inclusive, mas a principal dica é que se opte pelos integrais, que sejam preparados com farinhas especiais. O alimento é cheio de fibras, e irá nutrir melhor seu corpo, além de auxiliar no equilíbrio dos açúcares de forma mais lenta no sangue.

Para atletas que praticam atividades físicas muito intensas, poderá ser interessante consumir produtos de carboidratos simples e farinhas refinadas, pois oferecem energia imediata tanto antes como depois de atividades.

A batata-doce

O alimento possui um baixo índice glicêmico, além disto, a batata doce não libera picos de açúcar no sangue, fazendo com que a pessoa possa ficar mais bem disposta do que se estivesse consumindo os carboidratos simples.

Picos muito grandes de insulina, e uma queda posterior dela muito rapidamente, gerando cansaço. Por este motivo sentimos sono depois do almoço quando consumimos carboidratos simples e em grandes quantidades.

A batata doce não possui glúten, ajudando na compulsão do açúcar, substituir o pão por batata-doce é uma ótima pedida, por isso chips assados do alimento são excelentes para o lanche.

O arroz

O arroz branco, tradicional, é considerado rico em carboidratos simples, apesar de ser recomendado para atletas, é fundamental tomar cuidado com a quantia ingerida deste alimento.

O arroz integral é muito recomendado, e nem todo mundo se adapta ao sabor deste tipo de versão. Especialistas recomendam que se cozinhe porções de arroz integral e branco juntas para adquirir o costume com o sabor.