Os 5 benefícios da cereja para a saúde

As cerejas não são apenas deliciosas, mas ótimas para a saúde. Excelente e fonte de vitamina A, B1, B2, C, Niacina, Cálcio, Fósforo, entre outros benefícios.

Postado em 31/10/2017.

A árvore de cerejeira é originária do Sudoeste da Ásia. Saiba que na cultura japonesa, a árvore era associada diretamente aos samurais, tudo porque se considerava que a sua vida era efêmera como a flor de cerejeira. Uma das flores mais belas do mundo, que anualmente no Japão, há uma tradição de ir ao parque contemplar as cerejeiras quando florescem.

Confira algumas interessantes razões para incluir as cerejas em sua dieta.

Os 5 benefícios da cereja para a saúde

As cerejas possuem ações anti-inflamatórias

A cereja é um poderoso anti inflamatório de natureza, benéfica por diversos motivos, por contar com grandes quantidades de antocianinas, é possível que ela ofereça uma grande eficácia contra danos de radicais livres, e inibição de enzimas ciclooxigenase, sendo assim ela é muito melhor do que muitos químicos anti-inflamatórios.

As cerejas oferecem benefícios para a artrite

Conforme algumas fundações de saúde, o ato de beber sumo de cereja, misturado com água pelo menos três vezes por dia, poderá ser algo benéfico para pessoas com artrites. Isto ocorre devido as grandes propriedades anti inflamatórias.

A cereja oferece diversos benefícios para a saúde do coração

Estudos realizados em universidades americanas apontam que uma dieta que inclui as cerejas, poderá reduzir todos os fatores de risco para a doença cardíaca, o que deverá incluir uma inflamação, quantidades de gordura corporal, além de diminuir os problemas de colesterol.

Cerejas oferecem a possibilidade de prevenção contra o câncer

Os investigadores apontam que as cerejas doces ajudam na luta contra o câncer, graças ao seu alto nível de antioxidante que é chamado de cianidina. O componente de cianidina é um eliminador de radicais livres e também poderá promover uma boa diferenciação celular, este que é um importante processo na luta do organismo contra as células cancerosas.

Além disto as cerejas são excelentes fontes de energia, ricas em betacaroteno e ajudam no sono

A antocianina, é um componente excelente para o cérebro, que vem sendo cada vez mais comprovado que auxilia na melhora da memória diariamente.

Por ser rica em betacaroteno, as cerejas possuem 19 vezes mais quantidades do que os mirtilos ou morangos, e por isso são excelentes no combate e eliminação de radicais livres.

Outra particularidade é que as cerejas possuem melatoninas, o que é um tipo de hormônio que regula os ciclos de sono do corpo, auxiliando quem possui problemas para dormir.

Algumas dicas no consumo de cerejas devem ser levadas em conta

Ao se consumir cerejas, procure não desperdiçar os pedúnculos ou os pés. Estes possuem imensas potencialidades, sendo excelentes para a naturopatia. Desta forma, procure deixar secar os pés em ambiente seco e á sombra por uma semana, e o guarde num pote e o utilize para fazer chás.

Use algo em torno de cinquenta gramas de pés de cereja por cada litro de água, deixando ferver por pelo menos dez minutos. Este chá deverá auxiliar no combate de infecções urinárias, pedras nos rins, e vesícula biliar, ácido úrico além de doenças reumáticas. Seus componentes servem também como um tipo de diurético natural.

Uma boa forma de rentabilizar o consumo das frutas é procurar fazer compotas caseiras, estas que são muito mais saudáveis do que as industriais. Além desta particularidade, você poderá saborear cerejas fora da época, durante o inverno por exemplo. Para que isto seja possível, busque por cerejas mais escuras e doces, de forma que possa reduzir a quantidade do açúcar nas receitas.

Além disto, é possível conservar as cerejas em calda para usar em crepes, waffles, ou ainda outras sobremesas durante o ano todo.