Os 10 melhores cereais para perder peso

Conheça alguns benefícios de cereais como chia, linhaça, centeio, trigo em graõs, entre outros grãos

Postado em 06/03/2018.

Os cereais, e alguns tipos de sementes são excelentes alternativas para afastar a fome, em especial durante o café da manhã. São eles que costumem fornecer uma série de fibras, estas que dão uma boa saciedade e fazem com que você coma muito menos, é o que afirmam os especialistas. A ingestão de fibras também acaba melhorando a digestão, combatendo desta forma uma sensação de inchaço e principalmente de estufamento.

São diversas as alternativas de venda, que fica muitas vezes difícil escolher a melhor alternativa. Além disto, eleger os grãos integrais que conservam mais nutrientes é um ótimo começo, é o que dizem especialistas no assunto. Para que se possa facilitar a seleção, veja o que os especialistas o assunto mais indicam que concedem muitos benefícios para a saúde.

Os 10 melhores cereais para perder peso

A Chia

Esta é uma semente mexicana que está ganhando uma grande popularidade no Brasil, e que foi eleita uma das melhores alternativas para o café da manhã. Levando em conta o alto teor de fibras, ela gera uma espécie de gel no estômago, facilitando a redução do apetite e aumentando ainda mais a saciedade.

Outra particularidade é que a chia fornece mais proteínas do que os flocos de milho, flocos de arroz, trigo e até mesmo a aveia. Outros tipos de nutrientes encontrados são o cálcio, o ômega 3, o fósforo, potássio, zinco, ferro e cobre, por conta de um sabor mais leve, ele poderá ser adicionado a sucos, a vitaminas e iogurtes sem prejuízos para o nosso paladar. Apenas uma colher de sobremesa por dia serve como quantidade ideal para o consumo.

A linhaça

Isto além de rico em fibras, a semente de linhaça é rica em uma gordura que faz muito bem para a saúde, o chamado ômega3. Isto tanto em chia como na linhaça que são oleaginosas que apresentam as gorduras de origem vegetal, tanto poli como mono insaturadas, o que são bastante importantes para a saúde, tanto cerebral como cardiovascular.

Especialistas no assunto além disto, contam que a semente é rica em lignana, esta que é uma substância que auxilia na prevenção de câncer de mama, e de próstata, além das proteínas, vitaminas e os minerais. Especialistas no assunto indicam moer ou triturar sementes para aproveitar da melhor forma possível os nutrientes. Outra particularidade é que os estudos também mostram que uma colher de sopa diária é a quantidade ideal do consumo.

O Centeio

Este também é uma excelente fonte de fibras que auxilia a saciedade. O grão geralmente é encontrado misturado a diversos outros cereais e auxilia no fornecimento das proteínas, o que dão uma maior energia para o corpo, auxiliando você a ficar muito satisfeito. A quantia deste s e de outros cereais poderá ser muito maior do que as oleaginosas, por conta de duas colheres de sopa por dia. Quem possui a chamada doença celíaca deverá passar bem longe desse cereal, o que contém glúten.