Entenda a importância do consumo de feijão no dia a dia

Conheça alguns dos maiores benefícios para a saúde do feijão e veja como ele pode ser inserido na sua alimentação.

Postado em 15/12/2017.

O feijão é um alimento bastante rico em sabor bem como nutrientes. Aqui no Brasil, sua média de  consumo é equivalente de 12,7 quilos per capita por ano, o que é um hábito bastante interessante e saudável, já que esta iguaria é uma fonte de diversas vitaminas e minerais fundamentais para o melhor funcionamento de nosso organismo.

Seja o feijão consumido em um prato com arroz, salada, no copinho ou mesmo em uma farta feijoada, é um alimento bastante rico de nutrientes e sabores, o que todo o brasileiro ama. Pelo menos 14 variedades de feijão são comercializadas aqui no Brasil e possuem um grande valor nutricional, esta leguminosa é uma das mais importantes e mais ricas em fonte de ferro, fazendo parte de um item praticamente básico da refeição no país, com isto os tipos de feijão preto, carioca, branco e azuki são os mais conhecidos e consumidos no país.

Entenda a importância do consumo de feijão no dia a dia

São consumidos no Brasil pelo menos 12,7 quilos per capita anualmente, o que é um hábito muito interessante pois o alimento conta com uma série de vitaminas e minerais. Sua baixa quantidade de calorias, aliadas a sensação de saciedade é um outro fator que conta a favor do feijão. No organismo o feijão forma um gel, e assim permanece por mais tempo resultando em um tempo maior para que a sensação possa se manifestar.

A partir de tantos prós assim, esta leguminosa acabou ganhando até mesmo uma recomendação por parte do guia alimentar do Ministério da Saúde, o que prevê a ingestão da dupla feijão com arroz diariamente, na proporção de uma porção de feijão para três de arroz. O consumo diário dos alimentos ajuda na prevenção de doenças, e a fibra do arroz e feijão acabam reduzindo o risco de distúrbios cardiovasculares, diabetes, câncer de cólon e contribuem para que o intestino funcione melhor.

Veja alguns dos benefícios do feijão para a nossa saúde

Grandes fontes de vitaminas de complexo B

O feijão é um alimento que evita o cansaço, a fadiga, as alterações de humor, bem como distúrbios neurológicos gerados por falta de vitaminas de complexo B em nosso organismo.

O feijão combate anemias

O consumo diário de feijão acaba por ajudar a evitar a anemia ferropênica, ou seja, a anemia que ocorre por deficiência de ferro. Se ela for combinada a alimentos que possuam vitamina C, como por exemplo laranjas, o organismo acaba absorvendo ainda mais os minerais existentes no alimento.

Grande fonte de potássio

Como o alimento é rico em potássio, o feijão acaba por colaborar para a saúde do coração, além de auxiliar na contribuição do relaxamento muscular, evitando possíveis cãibras tanto antes como depois da prática de atividades físicas.

O feijão também evita cáries

A grande união do arroz e feijão acaba por proporcionar uma grande dose diária de flúor, esta que poderá auxiliar no controle das cáries dos dentes, já que eles acabam por absorver melhor o flúor que está presente na água que é tratada.

Além disto a alta concentração de fibras colabora para o melhor funcionamento do sistema digestivo, facilitando assim o trânsito intestinal.