Dieta do Jejum Intermitente – Saiba o que é e como fazer

Método acabou se tornando famoso por ser o predileto de muitas famosas para perder peso rapidamente.

Postado em 05/12/2017.

A corrida pela busca do corpo ideal é grande especialmente entre as mulheres. E as dietas costumam fazer parte da rotina de muitas delas, juntamente com a prática de determinadas atividades físicas. Dentre as dietas que se tornaram mais famosas nos últimos tempos está a técnica do chamado jejum intermitente, que passou a ser utilizada especialmente por celebridades que tentam perder peso rapidamente.

Dieta do Jejum Intermitente – Saiba o que é e como fazer

Entenda o que é o jejum

Mas antes de começar a fazer uma dieta que leva o nome de jejum intermitente é preciso entender o que é um jejum. Trata-se de técnica, que pode ser considerada como uma tradição, que já foi registrada nas mais diversas civilizações e culturas, que basicamente trata de um determinado período no qual a pessoa não come nada.

Todos sabem que o ser humano precisa necessariamente comer de tempos em tempos, uma vez que os alimentos são as principais fontes de energia. Mas os adeptos do jejum acreditam que não é preciso comer tão frequentemente a grande maioria das pessoas acabam comendo. Essa é uma prática que já esteve muito ligada as questões religiosas e de purificação, e nos dias de hoje é vista como uma alternativa que pode ser considerada saudável.

O que é o jejum intermitente?

O jejum intermitente é considerado como uma prática que está se popularizando nos Estados Unidos e em outros locais. Muitas pessoas acabam se referindo a ela como uma dieta, mas também existe uma grande parcela dos adeptos que afirmam que o jejum intermitente deve ser considerado como um estilo de vida.

Diferentemente da grande maioria das dietas que acabam se preocupando com os tipos de alimentos que são ingeridos neste tempo, o jejum intermitente está mais preocupado com quando as pessoas fazem as suas refeições. Existem diversos métodos de jejum intermitente que podem ser adotados, os mais comuns afirmam que a pessoa deve ficar um período de 16 horas sem comer ou então ciclos de 24 horas.

Benefícios

Dente os principais benefícios apontados pelos adeptos do jejum intermitente temos alterações que acontecem no corpo, tais como o considerável aumento nos níveis de hormônios responsáveis pelo crescimento das pessoas, o chamado GH. Pesquisas defendidas pelas pessoas que fazem essa dieta afirmam que este hormônio é mais produzido quando as pessoas não comem.

Além disso, outro benefício apontado para quem faz o jejum intermitente é a redução dos níveis de insulina. E isso faz com que o corpo tenha que buscar outra forma de produzir energia, sendo que na maioria dos casos ele se utiliza da gordura, o que ajuda no processo de emagrecimento. Mas isso torna a dieta um risco para os diabéticos.

Riscos

Mas é importante lembrar que as pessoas devem consultar médicos antes de começar uma dieta, especialmente uma como essa que acaba promovendo mudanças radicais. Pessoas que não podem ficar muito tempo sem comer, como diabéticos, devem evitar a dieta do jejum intermitente.