Conheça os benefícios das algas na alimentação

A inclusão de alguns tipos de algas na alimentação diária poderão garantir um melhor funcionamento do organismo, saiba como se beneficiar destes alimentos.

Postado em 13/04/2018.

As algas são mais conhecidas como ervas marinhas, e possivelmente fazem parte da alimentação diária, e você inclusive não se dá conta de tudo isto. As algas são utilizadas para diversas funções em nossa culinária, entre elas engrossar alimentos, e inclusive fazer parte de coisas que utilizamos todos os dias, o que inclui os medicamentos para emagrecimento e até mesmo cremes dentais.

Estudos apontam que um tipo de alga, conhecida como carragena, é adicionada frequentemente nos produtos lácteos para dar a eles uma consistência mais densa. Até mesmo produtos alimentares comuns como por exemplo o creme de leite pode contar com algas.

Conheça os benefícios das algas na alimentação

Os alimentos que possuem algas

Quem conhece as algas sabe bem que elas são aproveitadas nos sushis para revestimento dos rolinhos feitos em arroz. Afinal de contas, a alga utilizada no sushi é principalmente rica em vitaminas e nos nutrientes, as algas verdes servem ainda para engrossar os shakes e poderão ser adicionadas a maioneses para impedir que o alimento possa se liquefazer. Tudo porque o ácido algínico que está presente nas algas atua como um tipo de estabilizador ou mesmo emulsionante, o que garante a consistência mais firme das maioneses por exemplo.

Outro alimento que possui algas é a gelatina, que conta com um tipo de alga conhecido como ágar. O agar conta com a capacidade de solidificar qualquer tipo de coisa a partir da forma líquida. É importante porém pensar que nem todas as algas poderão ser consumidas, somente alguns tipos são indicados para o consumo, entre eles podemos citar:

A alga Hijiki

Este é um tipo de alga de coloração azul escura, e conta com 14 vezes mais cálcio do que o leite convencional. É bastante rica em fibras e minerais, entre eles o cálcio, o ferro e o magnésio, além de melhorar a saúde, e a beleza dos cabelos, deixando os cabelos muito mais bonitos e brilhantes.

Alga ágar-ágar

Este tipo de alga é uma mistura de oito tipos diversos de algas vermelhas, que são melhores aproveitadas nas gelatinas de frutas ou também para encorpar tipos de molho. Este tipo de alga acaba atuando como um regulador de funções do intestino, oferecendo uma sensação de saciedade, além de reduzir os níveis de colesterol e auxiliar a eliminação das gorduras.

A alga Kombu

Bastante utilizada em sopas, cozidos e refogados, a alga Kombu possui um alto teor de fósforo, potássio, cálcio e principalmente iogo, muito importante para o funcionamento da tireóide.

A alga Nori

Bastante rica em proteínas, cálcio, ferro, além de diversas vitaminas entre elas a A, B e C, possui duas vezes mais proteínas do que algumas carnes. Pelo fato de contar com muito iodo, acaba auxiliando na prevenção de bócio e hipotireoidismo. Outra particularidade é que a alga auxilia a manter os níveis de colesterol estáveis e prevenir problemas de coração, fazendo um bem gigantesco para a saúde da pele.