Conheça alguns sinais que podem indicar compulsão alimentar

Veja alguns sinais de que sua relação com a comida virou uma compulsão alimentar.

Postado em 02/09/2017.

O ato de comer escondido, e ainda sentir culpa depois de comer são alguns dos diversos indícios deste problema. A forma como uma pessoa lida com a comida poderá denunciar que ele se tornou uma grande vítima de transtornos alimentares o que é chamado de compulsão alimentar. Apesar da maioria das pessoas estarem sujeitas a episódios e situações pontuais de gula, a forma como são encarados e as suas consequências poderão indicar uma necessidade de procurar por ajuda.

Existem duas alternativas e definições de compulsão alimentar, em um princípio ela poderá ser entendida como um tipo de episódio de descontrole, onde são consumidas as grandes quantidades de comida com a sensação de perda de controle sobre o quanto é que se come. Nas situações consideradas mais graves, é possível se receber o nome de Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica um quadro bastante conhecido por apresentar características descritas anteriormente, mas com uma maior frequência, e gerando assim desconforto.

Veja algumas situações que podem indicar uma compulsão por alimentos.

Conheça alguns sinais que podem indicar compulsão alimentar

O ato de comer escondido, mesmo que não tenha a necessidade disto

Esta é uma tentativa de fugir do julgamento dos outros, e até mesmo do seu julgamento. O indivíduo desta forma acaba por fugir de críticas quanto a qualidade do alimento consumido, e a velocidade que consome o alimento. É fundamental que não confundamos o hábito de gula com uma situação de sonambulismo, onde a pessoa acaba comendo de madrugada, mas que não se recorda de ter o feito em seguida. Para esta situação, temos o isolamento que é premeditado por uma vergonha de dificuldade de autocontrole inclusive.

Comer rápido pode ser um dos sintomas de compulsão alimentar

O consumo dos alimentos de forma rápida, é uma situação que faz parte dos critérios para os diagnósticos de compulsão alimentar. Apesar da origem do hábito ser devidamente interpretada de diversas formas, uma coisa é certa, quem costuma consumir alimentos rapidamente, tende sempre a comer mais. Esta situação ocorre devido a sinalização de saciedade demorar mais para acontecer, quanto mais rápido a pessoa comer, mais comida irá ingerir até que venha a se sentir saciada com tudo o que comeu.

Não tenho fome, mas mesmo assim como

É fato que nem sempre o ato de comer possui uma relação de forma direta com a fome, para quem sofre deste problema alimentar. A situação é bastante comum, principalmente pessoas que preferem consumir alimentos que sejam ricos em gordura, bem como carboidratos simples. As frituras, doces, fast food, entre outros alimentos cada vez mais ganham espaço. Além disto, a comida não funciona mais como um combustível relacionado as funções vitais do organismo, o alimento se torna apenas uma grande fonte de prazer.

Comer até se sentir mal pode ser um sinal de problemas

Se sentir desconfortável após a alimentação ocorre por conta de uma distensão gástrica que ocorre no estômago. Os exageros, são decorrentes de uma rápida ingestão dos alimentos. Além de tudo isto, o indivíduo acaba não comendo muito mais pela satisfação emocional, do que por algum tipo de necessidade física existente.

Estar sempre comendo também é um sinal de problemas

Quem possui compulsão alimentar, poderá sentir uma grande necessidade de comer o temo inteiro, já que a falta de comida acaba criando um grande vazio emocional. Esta sensação pode até ser de fome, mas na verdade seu corpo não precisa de comida, assim a vítima da situação acaba por repetir refeições, e ainda está sempre beliscando alguma guloseima ou alimento, na dúvida, caso isto aconteça, procure consumir em maiores quantidades frutas.