Confira prós e contras de substituir o pão branco

Algumas opções são interessantes para substituir o pão branco. Tapioca, panqueca fit, omeletes, entre outros.

Postado em 07/12/2017.

Por muito tempo, o pão branco era a melhor alternativa de alimentação no café da manhã, agora, esta situação mudou bastante, e não apenas para quem quiser emagrecer, mas para quem quer trazer muito mais saúde para o dia a dia. O fato é que o pão branco é repleto do chamado carboidrato simples, mas é pobre em fibras. Este tipo de combinação acaba fornecendo poucos nutrientes para o organismo, não gerando saciedade, fazendo com que se sinta fome rapidamente depois, é o que dizem os nutricionistas.

Cada unidade de pão francês conta com aproximadamente 150 calorias, é o que destacam os especialistas no assunto, e é possível pensar em diversas alternativas nutritivas e saborosas que possam permanecer nesta faixa de preços.

O equilíbrio é fundamental para tudo na vida, e até mesmo alternativas mais saudáveis precisam ser analisadas com uma boa cautela. De nada adianta copiar a alimentação de outras pessoas, já que as melhores alternativas são oferecidas por um profissional.

Mas qual a melhor alternativa para substituir o pão branco? Tudo depende do objetivo de cada um, por este motivo vale a pena analisar pontos positivos e negativos de cada uma das alternativas.

Confira prós e contras de substituir o pão branco

A tapioca

Como pontos positivos, podemos citar que a tapioca é feita de fécula de mandioca, esta que é aquecida na frigideira e derrete um pouco, formando uma casca, e pode ser consumida como se fosse um tipo de crepe. O macronutriente principal da tapioca é o carboidrato, ela não possui glúten como o pão francês por exemplo.

Como pontos negativos, a tapioca possui um teor nutritivo mais baixo e muito carboidrato, por isso é fundamental avaliar de forma individual a forma que ela será introduzida na alimentação e os recheios que serão utilizados.

O Pão integral

No pão integral, como pontos positivos, esta é uma ótima forma de substituir o pão branco, é o que afirmam os nutricionistas. É fundamental que se esteja atento somente a lista de ingredientes. Por este motivo, preferir por exemplo os que são feitos com farinha 100% integral, que não tenham açúcar, e os que possuam sementes.

Como pontos negativos deste alimento, podemos citar que existem muitas variantes do pão no mercado, e nem todas são nutricionalmente falando interessantes. Algumas alternativas encontradas no mercado não contam com uma composição nutritiva, e se forem consumidas em excesso, poderão levar a um ganho de peso. Quem gosta e não abre mão de consumir este pão, existem alguns ingredientes interessantes, que são feitos com farinha 100% integral, ou ainda farinhas de oleaginosas.

As panquecas fit

Estas viraram grande febre no café da manhã de muita gente e com razão. Panquecas possuem uma quantidade adequada de proteína, conferindo assim uma maior saciedade e evita que pessoas belisquem no intervalo até a próxima refeição. A partir disto, temos uma opção mais interessante do que o pão branco.

Como pontos negativos, podemos citar que é uma opção saudável, e não existem maiores problemas com seu consumo. O que ocorre são as adaptações da receita que podem ficar um pouco calóricas, mas seguindo uma estratégia nutricional, utilizada por um nutricionista tudo poderá dar certo.