Confira os benefícios da uva para sua saúde

O consumo de sucos possibilita uma menor quantidade de fibras por conta de seu processamento, além de contarem com maior quantidade de calorias por quantidade.

Postado em 23/05/2018.

Sempre que falamos das propriedades nutricionais da uva, muitas pessoas tem a ideia do consumo de uma pequena taça de vinho apenas. Em contrapartida, os efeitos positivos deste tipo de alimento estão associados não apenas ao vinho e ao suco de uva, mas ainda ao fruto in natura, seja ele a uva roxa ou verde ou a uva branca.

Confira os benefícios da uva para sua saúde

Os melhores tiops de uvas

As uvas verdes e roxas são espécies consideradas distintas, e em seu processo de amadurecimento sofrem alterações de coloração, quanto mais vívido for a tonalidade da uva, mais madura ela deverá estar, com uma consistência mais amolecida e principalmente sabor mais adocicado.

Os benefícios da uva para a saúde

Não é apenas pelo sabor da uva que vem conquistando espaço, são muitos os efeitos benéficos que a uva oferece para a saúde, principalmente por conta dos compostos fenólicos que estão presentes na sua composição.

Entre estes podemos citar os efeitos antioxidante, ação anti inflamatória, antimicrobiana, anticarcinogênica, entre outras propriedades.

O bioativo conhecido como resveratrol é um polifenol que cada vez mais atrai a atenção, já que os estudos apontam uma relação considerada inversa do consumo desses bioativos e o surgimento das doenças cardíacas.

Benefícios dos polifenóis para a saúde

Para a saúde, os polifenóis atuam na melhoria da dilatação de vasos sanguíneos, bem como na diminuição de oxidação do colesterol ruim, além da atuação no sistema regulatório de pressão arterial, o que auxilia no controle da mesma, por conta de uma maior vasodilatação de artérias.

Outra particularidade é que os polifenóis de uva possuem efeitos antioxidantes, e auxiliam principalmente a combater os radicais livres com um efeito protetor a parede dos vasos e principalmente na situação do envelhecimento celular.

A vitamina C também está presente na uva contribuindo para a seguinte situação:

O bom funcionamento do sistema de defesas imunológicas e uma melhor absorção do ferro alimentar.

O consumo das uvas frescas ou mesmo o suco da fruta integral pode garantir uma ingestão das vitaminas de complexo B e minerais, entre eles o ferro, o cálcio e o potássio. Em contrapartida, os sucos possuem uma menor quantidade de fibras por conta do processamento, além destes conterem uma maior quantidade de calorias por porção, e assim deverão ser incluídos com um bom equilíbrio para a dieta.

Como ingerir as uvas

É fato que a fruta in natura continua sendo a melhor forma de ingerir os melhores nutrientes, no caso da uva será indicado o consumo de sua casca, pois nela e nas sementes poderão estar concentrados uma maior quantidade dos polifenóis.

A escolha da melhor uva para o consumo

Uma boa dica para a escolha da uva ou do suco é procurar analisar a coloração, já que desta forma geralmente as uvas com baixos teores em pimentos são deficientes em açúcar e ácidas em excesso, de forma que sua cor também serve como um bom indicador de qualidade do produto.