Confira alimentos para consumir nos dias de gripe

Diversos tipos de nutrientes, vitaminas e minerais que estão presentes em alimentos podem auxiliar de forma significativa no reforço do sistema imunológico.

Postado em 06/07/2017.

Durante os períodos de temperaturas mais baixas como o outono e invernos, existe uma grande contribuição para a vulnerabilidade do organismo, o que pode resultar em gripes e resfriados. Levando isto em conta, é interessante manter uma alimentação balanceada, sempre seguindo uma dieta rica em vitaminas, minerais além de antioxidantes, deixando assim o seu sistema imunológico mais resistente aos vírus e bactérias, evitando assim situações de doenças.

Se você tem interesse em prevenir o seu organismo destas doenças, o consumo de nutrientes corretos são fundamentais e podem fazer toda a diferença.

Confira alimentos para consumir nos dias de gripe

O consumo de peixes

Peixes são uma fonte de vários nutrientes, principalmente o ômega 3, o que é uma gordura considerada poli insaturada, e que proporciona uma grande parte dos benefícios deste alimento. Levando alguns critérios em conta, as espécies possuem uma maior quantidade deste tipo de lipídio, e então serão as melhores para a sua saúde, o salmão, a sardinha e o atum são as melhores alternativas a serem escolhidas.

Outra particularidade é que o ômega-3 possui um nutriente considerado anti-inflamatório, e conta com uma ação benéfica para fortalecer seu sistema imune e ainda reduzir processos considerados anti inflamatórios potencializando a defesa do organismo.

O alho e a cebola

Ambos são alimentos surpreendentes, que tem a capacidade de prevenir doenças e ainda de manter o organismo saudável. Muitos estudos apontam e comprovam que o alho e a cebola poderão prevenir e também tratar doenças, entre elas a gripe, o diabetes, e até mesmo reduzir possíveis riscos de cânceres.

No alho temos a alicina, o que é um grande inibidor de crescimento do microorganismo como fungos e bactérias. Este é um alimento que pode auxiliar a produção, redução e diluição do muco dos pulmões, ótimos para tosse persistente e bronquite, podendo inclusive ser consumidos junto a antibióticos.

A cebola por sua vez é rica em compostos antioxidantes, como por exemplo vitaminas A e C, bem como a quercetina. Este tipo de alimento ainda possui atividades consideradas antimicrobianas e podem também contar com uma função anti-inflamatória, mas que não seja propriamente antialérgica.

O própolis

Certamente você já escutou a frase de que tomar própolis ajuda a melhorar da saúde, algum familiar certamente já lhe mencionou isto quando você esteve com gripe. A grande verdade é que este tipo de alimento que é produzido por abelhas é um grande e poderoso antioxidante, que conta com ação antibiótica, tudo porque ele é rico em aminoácidos, vitaminas além dos bioflavonoides.

No própolis temos uma ação antibacteriana e antiviral, o que poderá contribuir de forma significativa para o combate de vírus da gripe, além de prevenir o aparecimento de situações de constipações, pneumonias, resfriados, doenças de aparelho respiratório, entre diversas outras coisas.

Os limões e frutas cítricas

Certamente a Vitamina C é um componente fundamental de fortificação do sistema imunológico, por este motivo, o consumo das frutas críticas é um ótimo alimento que poderá ser consumido nos dias de gripe.

O limão é o alimento mais rico em vitamina C, que é um composto presente nas reações de produção de células de defesa do organismo, além de contar com ação antioxidante, neutralizando compostos. Para que se mantenha um organismo resistente, e com um sistema imunológico interessante, é fundamental que tenhamos a prática de tomar suco de limão com água ao acordar em jejum.

Outros alimentos como o gengibre, o chá branco ou o chá verde, as oleaginosas, entre uma série de outros alimentos são excelentes auxiliares para melhorar a nossa saúde do dia a dia.