Comer mais cedo pode ajudar a perder calorias?

Muitos estudos apontam que almoçar mais cedo favorece a perda das calorias.

Postado em 02/09/2017.

Pesquisadores de uma universidade Norte Americana, em uma colaboração com uma universidade da Espanha, apontaram que você não é apenas o que você come, mas quando você come, e inclusive esta situação poderá auxiliar você a emagrecer.

Para que se possa avaliar toda a influência do horário de refeições para a perda de peso, foi feita uma pesquisa onde foram analisados diversos participantes acima do peso, estes que seguiram um programa de 20 semanas de tratamento para situações de obesidade. Os grupos foram divididos em dois grupos, os que comiam mais durante a manhã e as que preferem comer em horários mais tarde. O primeiro grupo analisado almoçou em qualquer horário antes dás 15hs, já o segundo grupo realizou uma refeição depois do horário, e todos os participantes deveriam consumir um almoço de 40% das calorias totais diárias.

Analisando os resultados dos processos, os autores acabaram descobrindo que as pessoas que comeram mais cedo, acabaram perdendo mais peso durante o mesmo período do que as que realizaram a sua alimentação mais tarde. O metabolismo das pessoas que comeram após ás 15 horas era mais lento, o que tornava o ritmo de perda de peso muito mais baixo. Há ainda uma situação de que temos uma maior sensibilidade á insulina, um fator conhecido de risco para o diabetes. Veja algumas dicas para que você consiga fazer as refeições nos horários corretos, para ter melhores resultados na perda de peso.

Comer mais cedo pode ajudar a perder calorias?

Comece a programas um timer

Caso você engula as refeições em cinco minutos, uma boa alternativa é contar com um contador de tempo, e procurar marcar pelo menos 25 minutos no aparelho e se esforçar para comer mais devagar, procurando inclusive mastigar diversas vezes, aproveitando o momento de café da manhã, o almoço e o jantar para saborear a comida. Lembre-se o quanto que cada alimento é gostoso, e ainda procure favorecer a sua digestão.

Procure também contar as mastigadas, e comer acompanhando outras pessoas na mesa, já que sempre que estamos sozinhos acabamos comendo mais rápido para que a situação acabe logo. Evite também a tecnologia, e o computador ou qualquer tipo de aparelho que venha a tirar sua concentração.

Procure explorar novos sabores

Diariamente, procure revezar temperos, frutas exóticas, além de pratos novos, procurem experimentar sempre de tudo. Isto faz com que a dieta possa sair da rotina e continue fácil de ser seguida por muito tempo. Conforme especialistas no assunto, ao invés de pensar em tudo o que não se possa comer, é possível pensar no que poderá comer. Os novos sabores, novas texturas e novos alimentos que não fazem parte da rotina alimentar devem ser sempre provados. Dessa forma o paladar deverá ser altamente estimulado, e você ainda pode contar com novos alimentos para que possa variar suas refeições.

Aposte em pratos e copos bonitos que sejam menores

Ao adquirir um modelo bonito, com alguma cor ou mesmo estampa da sua preferência, é possível tornar a refeição ainda mais agradável. Ao se utilizar de pratos de sobremesa, ao invés de um tamanho normal de prato e copo, procure sempre buscar um prato e um copo menor para almoçar ou jantar, desta forma você irá diminuir a ingestão das calorias e coma menos.

Organize a cozinha de forma criativa e principalmente prática

A arrumação da cozinha poderá ser algo divertido e poderá beneficiar e muito a dieta, assim você poderá escolher o que deixar á mão, como alimentos saudáveis e esconder diversos tipos de tentações. Caso tenha filhos ou more com outras pessoas, procure pedir para que eles guardem os alimentos em um lugar escondido, que fique longe do seu campo de visão. Abuse sempre de ingredientes como nozes, frutas secas, frutas, queijos magros, iogurtes, barrinhas de cereal, adoçantes, carnes magras, grãos além de cereais integrais.