Açúcar refinado: saiba o que acontece quando ele é cortado da alimentação

Entenda como o corpo reage quando este alimento passa a não ser mais ingerido.

Postado em 30/11/2017.

O açúcar refinado é um dos itens mais presentes na alimentação das pessoas de uma forma geral. Ele está presente em muito do que se come no dia a dia, mesmo quando ele não aparece na sua forma mais conhecida, que é o tradicional pó branco que acaba sendo responsável por tornar tudo mais doce.

Mas este alimento é considerado pelos médicos um dos grandes vilões do organismo, sendo responsável por uma série de problemas. Mas se livrar do açúcar é uma tarefa complicada, e para algumas pessoas chega a ser considerado como uma tarefa praticamente impossível. Mas porque o açúcar refinado acaba sendo considerado como um grande problema?

A grande questão está justamente na palavra refinado que vem diretamente depois do açúcar. Durante este processo, o açúcar acaba perdendo uma série de substancias que poderiam trazer algum valor nutricional mais efetivo, tais como os minerais e também as vitaminas. E para saber o quanto o açúcar em questão passou por este processo, basta dar uma boa olhada para sua cor: quanto mais branco, mais refinado o açúcar for.

Confira o que acontece quando este pequeno item acaba sendo retirado da alimentação das pessoas:

Açúcar refinado: saiba o que acontece quando ele é cortado da alimentação

Emagrecimento

Uma das primeiras coisas que acontece com a grande maioria das pessoas quando elas param de comer o açúcar e seus derivados direto é a perda de peso. E o problema não está apenas na grande quantidade de energia que ele injeta no organismo e que precisa ser gasta para que não se transforme em gordura. O açúcar também causa picos de glicemia no sangue, o que acaba fazendo com que as pessoas tenham ainda mais fome.

Diabetes

Não é correto afirmar que apenas o açúcar refinado é o grande causador desta que é uma das doenças que mais aumenta em relação a sua presença ao redor do planeta. Mas essa substancia acaba aumentando consideravelmente a chance de a diabetes aparecer. Isso acontece porque o açúcar refinado acaba elevando demais os níveis de glicose, e isso faz com que pâncreas esteja sempre sobrecarregado.

Metabolismo

Existe uma ideia muito vaga e errada em certas pessoas de que a quantidade de açúcar ingerida está diretamente ligada a quantidade de energia que o corpo possui, e consequentemente o metabolismo acaba ficando mais acelerado quando se consome o açúcar, e de que tudo isso seria algo positivo. Mas essa ideia está equivocada. Na verdade, quando a pessoa come muito açúcar, o metabolismo deixa de trabalhar mais rápido, justamente porque o corpo pensa que tem toda a energia necessária para desempenhar suas funções.

Pele e cabelo

Pesquisas mais receitas feitas justamente para entender o efeito do açúcar no organismo apontam que até mesmo a pele e o cabelo acabam ficando mais saudáveis quando o açúcar deixa de ser algo tão presente na alimentação do dia a dia. Isso acontece porque o açúcar também inibiria, em certas quantidades, a produção de elastina e colágeno, que acabam sendo fundamentais para pele e cabelo saudável.